flags

O Programa de Formação e Reforço de Capacidades

O Programa de Formação e Reforço de Capacidades (FRC) da BCC, tem por objectivo melhorar os conhecimentos e competências dos gestores, cientistas e pessoal técnico das instituições nacionais de Angola, Namíbia e África do Sul, facilitar a implementação exitosa da gestão de uma abordagem ecossistémica das pescas (EAF) e contribuir para a prossecução dos objectivos da BCC.

A implementação da Estratégia de FRC da BCC, teve início em Abril de 2009, com uma série de workshops consultivos em cada país participante. Os workshops ajudaram a dar novas prioridades às necessidades de formação, pelo que, concebeu-se um "programa de formação estruturado de cursos regionais de curta duração".

Até então, jovens cientistas e técnicos, tiveram a oportunidade de participar em seis cursos de formação. Tais cursos foram realizados através da parceria com o Instituto de Investigações Marinhas da Universidade da Cidade do Cabo, a Organização Internacional para a Conservação (WWF) e consultores locais.

A BCC também forjou parcerias duradoiras com instituições de ensino em todos os países da região. Foram elaborados Projectos de Memorandos de Acordo entre a BCC e uma série de Instituições, em particular o Instituto Namibiano Marítimo e Pesqueiro, a Universidade Agostinho Neto de Angola e a Universidade do Cabo Ocidental na África do Sul.

Os referidos Memorandos de Acordo, servirão de alicerce para que a BCC colabore com instituições de ensino, utilize na íntegra os recursos disponíveis, evite a duplicação de esforços e maximize as oportunidades para os estudantes do ambiente marinho da região de Benguela.

Clique aqui para carregar a Política de Formação e Reforço de Capacidades icon T&CB policy (339.23 kB)