flags

O Grande Ecossistema Marinho das Corrente de Agulha-Somali

Existem dois Grandes Ecossistemas Marinhos no Oceano Índico ocidental, a saber: O GEM da Corrente Somali - que se estende desde a Ilha de Comoros, a extremidade norte de Madagáscar, até ao corno da África, e a Corrente de Agulhas que se estende-se desde a extremidade norte do Canal de Moçambique até ao Cabo das Agulhas.
Nove países partilham os recursos do GEM das Correntes de Agulhas-Somali. Estes são nomeadamente: Comoros, Quénia, Madagáscar, Maurícias, Moçambique, Seychelles, Somália, Africa do Sul e Tanzânia.

O Projecto do Grande Ecossistema Marinho das Correntes de Agulhas Somali (ASCLME) iestá empenhado a salvaguardar a sustentabilidade duradoura dos recursos vivos da região ASCLME, introduzindo uma abordagem ecossistémica relativa à gestão.
O projecto ASCLME é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF) e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O projecto tem como objectivos principais:
• adquirir base de dados suficientes em apoio à uma abordagem ecossistémica relativa à gestão do GEM das Correntes de Agulhas e Somali;
• apresentar uma Análise Diagnóstica Transfronteiriça (TDA) e um Plano de Acção Estratégico (SAP) para os GEMs.