flags

O Programa BENEFIT

Benefit logoO Programa de Interacção e Formação das Pescarias do Ambiente de Benguela (BENEFIT), foi um programa regional marinho de ciência e formação, que afluiu sobre as pescas e recursos marinhos do Grande Ecossistema Marinho da Corrente de Benguela, envolvendo três países da África Austral, nomeadamente: Angola, Namíbia e África do Sul. O programa BENEFIT foi concebido em 1995, adoptado pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) como projecto em Junho de 1996 e, formalmente inaugurado em Abril de 1997.

O Programa BENEFIT teve como objectivo geral promover a utilização ideal e sustentável dos recursos vivos do GEM da Corrente de Benguela, mediante:

  • Aumento do conhecimento sobre as flutuações nos recursos marinhos vivos importantes da Corrente de Benguela e, melhoria do entendimento a respeito da forma como os factores ambientais afectam tais flutuações.
  • Desenvolvimento da capacidade humana e infra-estruturas em prol da ciência e tecnologia marinha em Angola e na Namíbia.
  • Providência de sistemas de dados e informações, quer para efeitos de gestão nacional, quer para os recursos partilhados.

O BENEFIT foi um programa com duração de 10 anos, que teve início em 1999 e implementado em três fases. Contou com o financiamento de várias fontes locais, regionais e internacionais engajadas em investigação e desenvolvimento.

Dentre os parceiros do programa destacam-se os governos de Angola, Namíbia e África do Sul (e as suas respectivas instituições nacionais de investigação marinha), as comunidades pesqueiras e os povos da região, instituições de ensino superior, cientistas, órgãos de conservação, empresas de desenvolvimento costeiro e agências de financiamento.